Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Interno da Fundação Casa é vencedor em Olimpíada de Língua Portuguesa

Todas as notícias Categorias

18/12/2014 Undime

Interno da Fundação Casa é vencedor em Olimpíada de Língua Portuguesa

Adolescente de 17 anos foi um dos cinco ganhadores na categoria poema. 'Minha conquista vai inspirar outros jovens', diz o vencedor.

[caption id="attachment_19809" align="aligncenter" width="620"]Interno fez um poema sobre como é viver na Fundação Casa e ganhou a medalha de ouro (Foto: Victor Moriyama/G1/ e Divulgação/Fundação Casa) Interno fez um poema sobre como é viver na Fundação Casa e ganhou a medalha de ouro (Foto: Victor Moriyama/G1/ e Divulgação/Fundação Casa)[/caption]

Um interno da Fundação Casa foi anunciado na noite desta quarta-feira (17), em cerimônia realizada em Brasília, como um dos vencedores na categoria de poemas da Olimpíada de Língua Portuguesa (leia o poema ao final dessa reportagem). A olimpíada reúne alunos de escolas públicas de todo o país e é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. É a primeira vez que um adolescente da Fundação Casa é classificado neste concurso. A professora dele também foi premiada.

"Minha conquista vai inspirar outros jovens da Fundação Casa", disse o adolescente ao G1. Ele cursa o 6º ano do ensino fundamental, com aulas dentro da unidade, e escreveu um poema sobre como é morar na Fundação Casa, instituição ligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que atende adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade.

"Eles vão ver que todos têm capacidade de poder chegar onde quer e ir além do que imagina. Eu jamais imaginava que eu iria passar por tudo o que passei e conquistar tudo o que conquistar em tão pouco tempo." Ele e todos os vencedores de categoria ganharam uma medalha de ouro, notebook e impressora.

A Olimpíada teve como tema "O Lugar Onde Vivo", que proporciona aos estudantes uma reflexão sobre sua própria realidade. Na edição deste ano, 53.706 textos foram enviados por estudantes do Brasil todo nas quatro categorias (além de poema, a olimpíada seleciona textos de memória literária, artigo de opinião e crônica). Cada categoria teve 38 trabalhos selecionados para a última etapa ?entre eles o poema do interno de São Paulo. Na final, cinco poemas foram escolhidos pelo júri como os vencedores, entre eles o do jovem.

O jovem teve autorização judicial para viajar de avião acompanhado por representantes da Fundação Casa e participar das etapas do concurso, nas quais recebeu orientação pedagógica e pode aperfeiçoar seu poema. Ele disse ter sido muito bem recebido pelos organizadores e por todos os participantes da olimpíada. "O pessoal muito legal, todos gostaram de mim, torceram e gritaram quando eu ganhei. Foi uma coisa nova e diferente", afirmou. "Não se deve ver o livro pela capa, tem de abrir e conhecer seu conteúdo."

Com a medalha no peito, ele diz que vai seguir nos estudo. Quer terminar o ensino fundamental, fazer o ensino médio e depois entrar em uma faculdade de farmácia. "Uma das coisas que o concurso me ensinou é não desistir do que a gente quer."

A olimpíada ocorre a cada dois anos e premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Esta quarta edição do concursou mobilizou 46.902 escolas públicas nos 26 estados e no Distrito Federal, onde 5,1 milhões de alunos concorrem com poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião.

Participaram da olimpíada alunos de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Os alunos de 5º e 6º anos no gênero poema, os de 7º e 8º anos desenvolvem textos do gênero memórias literárias, 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do Ensino Médio trabalham o gênero Crônica. Os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio produzem artigos de opinião. Foram realizadas cinco etapas de triagem: escolar, municipal, estadual, regional e nacional.

Veja o poema do jovem:

Vida em transiçãoViver na Fundação não é bom Bom é ser livre em toda situação Mas tenho minha opinião Sobre este período de transição Que muitos dizem ser prisão. Nesse lugar, maldade... Que no mesmo tempo é saudade Por estar privado de liberdade Mas tenho um lado positivo Nesta realidade Estou me reabilitando para a sociedade. Acordo e vejo grades Meu peito dói de verdade Só quem passou Por isso sabe De todas as realidades E crueldades... A maior necessidade É a Liberdade! Aqui lições de vida Transmitem coisas boas Reconhecimento como pessoa Que errar é humano Mas aprender é a melhor coisa. Atrás desses momentos tem algo impressionante Hoje me tornei um estudante Descobri que sou inteligente[caption id="attachment_19810" align="aligncenter" width="620"]O jovem diz que descobriu seu potencial para os estudos dentro da Fundação Casa (Foto: Victor Moriyama/ G1) O jovem diz que descobriu seu potencial para os estudos dentro da Fundação Casa (Foto: Victor Moriyama/ G1)[/caption]Autor: G1http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/interno-da-fundacao-casa-e-vencedor-em-olimpiada-de-lingua-portuguesa.html

Parceria institucional