Você está aqui: Página Inicial > Notícia > ?Fora da Escola ? Não Pode!? integrará os seminários em agosto e setembro

Todas as notícias Categorias

25/07/2014 Undime

?Fora da Escola ? Não Pode!? integrará os seminários em agosto e setembro

[caption id="attachment_17767" align="aligncenter" width="648"]Júlia Ribeiro, oficial do Programa de Educação do Unicef no Brasil (Foto: Undime) Júlia Ribeiro, oficial do Programa de Educação do Unicef no Brasil (Foto: Undime)[/caption]

Na manhã desta sexta-feira (25), os participantes do ?Encontro de Planejamento do Ciclo de Seminários? foram apresentados ao ?Fora da Escola ? Não Pode!?, uma iniciativa do Unicef e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O objetivo da iniciativa é trabalhar no sentido de garantir o direito à educação e reduzir os índices da exclusão escolar no Brasil.

Segundo dados de uma análise feita pelas duas instituições, mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Os resultados chamam a atenção. Júlia Ribeiro, oficial do Programa de Educação do Unicef no Brasil, ministrou a formação sobre o tema e alertou: ?Estamos em um momento político muito importante. Devemos voltar a atenção para essa questão. Só poderemos ter um ?retrato? como esse em 2020?.

A ideia é levar o ?Fora da Escola ? Não Pode!? para os seminários que serão realizados entre os meses de agosto e setembro, nos 26 estados da federação e, assim, sensibilizar os gestores educacionais e a comunidade em geral para o desafio em questão.

Clique aqui para conferir o cronograma com as datas e municípios onde os seminários serão realizados.

[caption id="attachment_17768" align="aligncenter" width="648"]Gelcivânia Silva, Dirigente Municipal de Educação de Serrinha/ BA (Foto: Undime) Gelcivânia Silva, Dirigente Municipal de Educação de Serrinha/ BA (Foto: Undime)[/caption]

Gelcivânia Silva, Dirigente Municipal de Educação de Serrinha (BA) e presidenta da Undime Bahia, gostou da iniciativa e realizou duas ações na região, em 2014. Ela conta que conheceu o ?Fora da Escola ? Não Pode!?, em 2013, durante o 14º Fórum Nacional da Undime. Na ocasião, havia uma instalação com carteiras escolares e placas com os nomes, idades das crianças e a razão pela qual elas não estavam na escola. ?Aquela cena me chocou bastante e resolvi trabalhar essa questão no meu município e na região próxima a ele?, relatou.

Ela lembra que a ação repercutiu de forma bastante positiva. ?Montamos uma equipe de busca ativa, identificamos as áreas onde havia mais crianças fora da escola, vestimos a camiseta da campanha e saímos na rua com um megafone?, contou. Segundo ela, o grupo instigou a curiosidade das pessoas. ?Elas queriam saber o que estava acontecendo, o que era aquilo tudo?.

A iniciativa já trouxe retornos ao município. O número de matrículas nos anos iniciais e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) aumentou. Agora, o trabalho continua e deve ser também no sentido de manter esses alunos na escola e, principalmente, garantir o aprendizado.

Promova ações do ?Fora da Escola? no seu município - Para facilitar o desenvolvimento de tipo de ação nos municípios, o Unicef oferece os materiais gráficos da campanha. Na página é possível encontrar a arte para folder, camiseta, garrafinha, caneta tec. Clique aqui para acessar o material.

Autor: Undime

(atualizado em 13/08/2014 às 10h10)


Parceria institucional