Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Educadores participam de formação sobre políticas e programas do MEC

Todas as notícias Categorias

24/07/2014 Undime

Educadores participam de formação sobre políticas e programas do MEC

[caption id="attachment_17759" align="aligncenter" width="648"]Antonio Lambertucci, Sase/MEC; Neyde Aparecida, DME de Goiânia (GO) e Geraldo Grossi, Sase/MEC. (Foto: Undime) Antonio Lambertucci, Sase/MEC; Neyde Aparecida, DME de Goiânia (GO) e Geraldo Grossi, Sase/MEC. (Foto: Undime)[/caption]

Informação, formação e troca de experiências. Assim tem sido a semana para os participantes do ?Encontro de Planejamento para o Ciclo de Seminários?. Cerca de 100 pessoas, entre Dirigentes Municipais de Educação, representantes das seccionais da Undime e oficineiros, estão atentos a todos os debates. Isso porque, a ideia é que todo o conhecimento passado no Encontro seja transmitido aos educadores que participarão dos seminários nos estados.

Clique aqui para conferir o cronograma dos seminários nos estados.

Na manhã desta quinta-feira (24), estavam na pauta: Plano Municipal de Educação, Plano de Carreira, PDDE Interativo e o ?Mais Educação?, programa do Ministério da Educação (MEC) voltado à educação integral.

A construção e a reelaboração dos Planos Municipais de Educação vem sendo debatido com ênfase no Encontro. Desta vez, os participantes tiveram acesso a informações sobre o processo técnico de elaboração dos Planos. O diretor de Cooperação e Planos de Educação da Sase/ MEC, Geraldo Grossi, ressaltou a importância do processo colaborativo nesse contexto. "Não dá para pensar que a educação básica é somente responsabilidade dos municípios e o ensino técnico, por exemplo, é de responsabilidade dos estados. Devemos pensar de que forma podemos dar a nossa contribuição em cada etapa".

Na ocasião, Geraldo adiantou que o MEC vai lançar, na próxima semana, durante encontro com avaliadores educacionais em Brasília, um portal específico voltado aos Planos de Educação. O objetivo é orientar os gestores e técnicos das secretarias em relação a todo o processo de construção, reelaboração e revisão dos Planos.

O ponto polêmico, entretanto, foi a palestra que tratou do Plano de Carreira. Assunto que envolve diretamente o cumprimento da Lei do Piso Salarial (Lei 11.738/2008). Antonio Lambertucci, diretor de Valorização dos Profissionais da Educação Planos de Carreira da Sase/MEC, abordou os problemas que afetam o cumprimento da Lei. Entre eles, citou a existência de planos de carreiras inadequados; gratificações sem justificativa e a permanência de professores na escola com tempo para aposentadoria.

O MEC presta assessoria técnica aos municípios para ajudá-los a elaborar os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). No entanto, essa assessoria é limitada. ?Devido à dimensão do País, não é possível contribuir com todos ao mesmo tempo. O trabalho é longo?, afirmou Lambertucci. Segundo o diretor, no momento, o MEC presta assessoria aos municípios do Xingu.

A manhã foi produtiva e os participantes esclareceram também várias dúvidas e propuseram soluções ao ?Mais Educação? e ao PDDE Interativo, ferramenta online de planejamento da gestão escolar disponível para as escolas públicas.

[caption id="attachment_17761" align="aligncenter" width="648"]Gesuína Leclerc, SEB/MEC; Regina Torres, DME de Guaratuba/PR; Manuelita Falcão Brito, SEB/MEC. (Foto: Undime) Gesuína Leclerc, SEB/MEC; Regina Torres, DME de Guaratuba/PR; Manuelita Falcão Brito, SEB/MEC. (Foto: Undime)[/caption]

Seminários nos estados - Cada estado realizará entre os meses de agosto e setembro deste ano até dois seminários em diferentes municípios. A ideia é atingir o maior número possível de educadores, entre gestores, técnicos das secretarias, diretores e professores. O calendário com as datas e municípios onde os seminários serão realizados pode ser acessado aqui.

O Encontro de Planejamento está sendo realizado em Brasília e vai até sexta-feira (25). Clique aqui e confira a programação.

Autor: Undime

(atualizado em 07/08/2014 às 11h46)


Parceria institucional