Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Documento orientará discussão entre gestores e educadores sobre nova política curricular

Todas as notícias Categorias

07/07/2014 Undime

Documento orientará discussão entre gestores e educadores sobre nova política curricular

O Ministério da Educação recebeu oficialmente nesta quinta-feira, 3, o documento orientador para a discussão nacional sobre a Base Nacional Comum da Educação Básica, que define as áreas fundamentais para a formação do aluno. O texto, resultado de trabalho iniciado em 2011, foi produzido por grupo de trabalho coordenado pela Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, com participação de professores e pesquisadores de universidades, professores da educação básica, gestores municipais e estaduais de educação e representantes do MEC e das autarquias ligadas ao ministério.

Segundo a secretária de Educação Básica, Maria Beatriz Luce, trata-se de uma proposta de discussão para a política curricular. ?O documento será estudado internamente pelo MEC e imediatamente convidaremos os representantes dos sistemas estaduais e municipais, os conselhos estaduais e municipais de educação, o Conselho Nacional de Educação e a representação de professores e pesquisadores para traçar uma metodologia participativa de discussão com as comunidades escolares?, informou a secretária.

De acordo com a coordenadora do comitê que desenvolveu o documento, Jaqueline Mol, o que se busca é uma mediação pedagógica entre o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as diretrizes curriculares nacionais, produzidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas pelo MEC. ?O objetivo é iniciar o debate nacional para uma política curricular para a educação básica?, disse.

Um novo encontro para discussão do texto apresentado está previsto para ser realizado ainda neste mês.

Autor: MEC

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20568:-documento-orientara-discussao-entre-gestores-e-educadores-sobre-nova-politica-curricular&catid=211&Itemid=86


Parceria institucional