Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Diretoria da Undime se reúne pela 1ª vez com o novo ministro da educação

Todas as notícias Categorias

04/02/2015 Undime

Diretoria da Undime se reúne pela 1ª vez com o novo ministro da educação

[caption id="attachment_19957" align="aligncenter" width="682"](Foto: Undime) (Foto: Undime)[/caption]

A diretoria executiva da Undime se reuniu na tarde da última terça-feira (3) com o novo ministro da educação, Cid Gomes. O encontro aconteceu no Ministério da Educação, em Brasília (DF). Esse foi o primeiro encontro da diretoria da Undime com o ministro desde que ele assumiu o cargo, no último dia 2 de janeiro.

O objetivo da reunião foi apresentar os membros da diretoria da Undime ao novo ministro, falar da proposta de trabalho da Undime ao longo de 2015 e conversar sobre temas importantes para a educação pública municipal. Entre eles: a regulamentação do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), que inclui também a regulamentação do Custo Aluno Qualidade (CAQ) e do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi); o Sistema Nacional de Educação; o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica; a Lei de Responsabilidade Educacional; a Base Nacional Comum; o Regime de Colaboração; a Lei dos Royalties; e a gestão democrática da educação pública em cada sistema de ensino. Além disso, foi solicitada a retomada de dois Grupos de Trabalho (GT). Um para a definição das diretrizes de carreira e para definição em lei da atualização do valor do Piso Salarial do Magistério e o GT Grandes Cidades: para discussão e socialização de programas e políticas do MEC, FNDE e Inep.

Na reunião estavam presentes, além do ministro Cid Gomes, o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa; a presidenta da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de São Bernardo do Campo (SP), Cleuza Repulho; o vice-presidente da Undime e DME de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima; o secretário de comunicação da Undime e DME de Florianópolis (SC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz; o secretário de finanças da Undime e DME de Camaçari (BA), Luiz Valter de Lima; a secretária de assuntos jurídicos da Undime e DME de Goiânia (GO), Neyde Aparecida da Silva; a presidente da Undime Região Centro-Oeste e DME de Costa Rica (MS), Manuelina Cabral; o presidente da Undime Região Nordeste e DME de Goiana (PE), Horácio dos Reis Filho; a presidente da Undime Região Sudeste e DME de Guarujá (SP), Priscilla Bonini e a presidente da Undime Região Sul e DME de Guaratuba (PR), Regina Torres.

Na ocasião, a presidenta da Undime solicitou uma audiência com o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar. Em breve a reunião deverá ser agendada.

Autor: Undime

Parceria institucional