Direitos de Aprendizagem do Ciclo de Alfabetização

12/12/2012 | 14:39

Veja todas as matérias

O Ministério da Educação iniciou a segunda frente de trabalho da missão de alfabetizar as crianças brasileiras na idade certa. Depois do lançamento do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em novembro, o MEC apresentou ao Conselho Nacional de Educação o documento “Elementos Conceituais para Definição dos Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização a Coordenação Geral de Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).

A entrega do documento do CNE cumpre O artigo 49 da Resolução 7/ 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino fundamental de 9 anos. Este artigo determina ser de competência do MEC a elaboração de subsídios, para a normatização do CNE, que orientem as expectativas de aprendizagem dos conhecimentos escolares para a construção curricular das redes e sistemas de ensino público da Federação.

A elaboração do documento teve a participação de universidades e de secretarias de educação. De acordo com a Coordenação Geral de Ensino Fundamental, do MEC, cerca de 2900 profissionais ligados à educação participaram das reuniões para construção do documento.  Agora, a Câmara de Educação Básica do CNE irá analise o documento, com a convocação de Audiências Públicas.

Clique aqui para ter acesso a apresentação do documento que se encontra no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Autor: Undime

Compartilhe essa matéria

Veja todas as matérias

 

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime
Em defesa da educação pública com qualidade social


SCS - Q. 6 Bloco A. Edifício Carioca - Salas 611/613
CEP: 70306-000 - Brasília / DF
Telefone/Fax: (61) 3037-7888
undimenacional@undime.org.br



Parceria institucional
Unicef Fundação Itaú Social Fundação Volkswagen Instituto Natura Fundação SM