Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Delegados e delegadas elegem propostas para educação

Todas as notícias Categorias

22/11/2014 Undime

Delegados e delegadas elegem propostas para educação

[caption id="attachment_19552" align="aligncenter" width="648"](Foto: Undime) (Foto: Undime)[/caption]

O exercer do direito à voz e voto para traçar os rumos da educação brasileira. Esse foi o sábado (22) da II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). Os sete eixos norteadores da Conae foram os temas dos trabalhos, durante as Plenárias de Eixo, nesta manhã e início da tarde dos participantes da Conferência. Em Brasília, cada um dos 2,6 mil delegados e delegadas de todo o país escolheram um eixo para trabalho e elegeu as propostas que melhor considerou ser benéfica para sugestão dos caminhos a serem adotados para a educação brasileira nos próximos anos. As sugestões eleitas ajudarão a compor o Documento Final deste encontro.No período vespertino e início do noturno, 28 salas do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), local dos debates da Conae, foram espaço para o aprofundamento dos debates em torno da educação brasileira.

Com o tema "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", a Conae 2014 possui sete eixos norteadores de discussões. São eles: Eixo 1 ? O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação, Eixo 2 ? Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos, Eixo 3 ? Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, Eixo 4 ? Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem, Eixo 5 ? Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social, Eixo 6 ? Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho, Eixo 7 ? Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Programação

Este domingo é o último dia da Conae 2014. É o momento em que a plenária final recebe todos os delegados e delegadas para votarem propostas para a educação brasileira. Estas deliberações formarão o Documento Final da Conferência. O texto final da Conae 2010 propôs diretrizes e estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE). Em dezembro daquele ano, o PNE foi concluído e enviado ao Congresso Nacional. Garantida pela Lei do PNE (nº 13.005), de 25 de junho deste ano. Para a programação cultural deste dia 23, está prevista a apresentação do Cortejo Batalá, Conversa Afiada e DJ Marta Crioula.

Autor: Conae 2014

http://conae2014.mec.gov.br/noticias/489-delegados-e-delegadas-elegem-propostas-para-educacao

Parceria institucional