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30/01/2015 Undime

Celular é ferramenta de leitura e de aprendizagem de história

[caption id="attachment_19924" align="aligncenter" width="550"]Projeto que adota o telefone celular como ferramenta de leitura e de aprendizagem ajuda estudantes de escola do interior mineiro quanto à capacidade de articular ideias e de argumentar de forma escrita (Foto: acropolemg.blogspot.com) Projeto que adota o telefone celular como ferramenta de leitura e de aprendizagem ajuda estudantes de escola do interior mineiro quanto à capacidade de articular ideias e de argumentar de forma escrita (Foto: acropolemg.blogspot.com)[/caption]

Professor de história em escolas das redes estaduais de educação de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Rodolfo Alves Pereira criou um blogue e um aplicativo para incentivar a leitura de textos históricos pelos alunos. Ele garante que os estudantes ganharam habilidade na leitura, capacidade de articular ideias e argumentos de forma escrita e se tornaram mais reflexivos.

As inovações fazem parte do projeto O Celular como Ferramenta de Leitura e de Aprendizagem, iniciado há quatro anos com alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, no município mineiro de Leopoldina. Em agosto do ano passado ? até então, era usado apenas o telefone celular ?, o professor criou um aplicativo para facilitar o acesso dos alunos aos textos e conteúdos por ele postados no blogue.

O aplicativo permite a postagem de textos de diversos gêneros, com notícias, mapas e pinturas. ?Todo tipo de documento que sirva como fonte histórica de leitura e pesquisa em nossas aulas?, ressalta o professor. As novidades tornaram as aulas mais atrativas. Os estudantes passaram a ler mais e a registrar reflexões sobre os textos. ?Muitas dessas reflexões são postadas no blogue e tornam os alunos produtores do conhecimento, na medida em que se posicionam e têm seus trabalhos publicados?, explica Rodolfo. Segundo ele, o projeto atende diretamente cerca de 90 estudantes, mas todos os alunos podem baixar o aplicativo e usá-lo em sala de aula.

De acordo com o professor, o blogue tem apresentado resultados expressivos, quantitativa e qualitativamente. O trabalho deve ser intensificado este ano, a partir das propostas de manter o blogue atualizado com postagens de qualidade e de aumentar a participação dos alunos nas atividades de manutenção. ?Vamos dar continuidade à metodologia aplicada, mesclando aulas tradicionais com o uso das tecnologias da informação no ensino-aprendizagem?, ressalta.

Prêmio ? O projeto foi um dos finalistas da sétima edição do Prêmio Vivaleitura, na categoria 2, destinada a escolas públicas e particulares, o que deixou o professor orgulhoso. ?Ficar entre os finalistas significa um reconhecimento, a coroação de um ano de trabalho muito feliz e produtivo?, afirma. Ele revela que pretende dar prioridade ao desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para formar alunos leitores, reflexivos e capazes de exercer a cidadania em uma sociedade democrática e plural. ?Terei de fortalecer os planos de aula para que os alunos tenham objetivos e metas claras e exequíveis?, diz.

Graduado em história, com pós-graduação em ciências humanas, Rodolfo cursa especialização em cultura e história indígena na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa dos ministérios da Cultura e da Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Saiba mais no Jornal do Professor e no blogue do projeto Acrópole

Autor: MEC

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21062:celular-e-ferramenta-de-leitura-e-de-aprendizagem-de-historia&catid=211&Itemid=86


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