Você está aqui: Página Inicial > Notícia > A idade certa

Todas as notícias Categorias

20/08/2012 Undime

A idade certa

Fatores como sociabilização e maturidade neurológica podem explicar por que alunos adiantados apresentaram desempenho pior em avaliação

Dados da Prova ABC mostram que alunos em idade escolar correta têm melhor desempenho do que os demais. O mais impressionante, porém, é que assim como os defasados, os alunos adiantados na relação idade/série demonstraram piores resultados em todas as disciplinas avaliadas.

Instituída por uma parceria entre Todos Pela Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundação Cesgranrio e Instituto Paulo Montenegro/Ibope, a prova foi aplicada no primeiro semestre de 2011, com o objetivo de avaliar o aprendizado dos concluintes do 3o ano do ensino fundamental em leitura, escrita e matemática.

Dos 5.875 alunos participantes, 79,5% tinham entre 8 e 9 anos, 20,1% estavam defasados e 0,5% da amostra compôs o quadro de estudantes adiantados, ou seja, com menos de 8 anos. Em escrita, por exemplo, 57,9% dos alunos entre 8 e 9 anos obtiveram desempenho adequado, enquanto apenas 40,7% dos adiantados e 35,2% dos defasados apresentaram resultados satisfatórios.

Vídeo: veja o caso de um aluno que, adiantado em sua série, enfrentou problemas de relacionamento com seus colegas de sala

A diferença exposta pela Prova ABC serve de alerta, segundo Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação. "Existe uma pressão da parte de alguns pais que insistem em adiantar a entrada de seus filhos no ensino fundamental, mesmo que a lei determine uma idade correta. Nessa etapa, qualquer tipo de antecipação pode ser ruim", afirma.

Para Priscila, o baixo desempenho pode ser explicado por duas razões principais: a falta de maturidade neurológica, que determina o desenvolvimento da coordenação motora, fundamental para a escrita, entre outras tarefas, e a sociabilização da criança. O descompasso etário nas relações sociais dentro da escola também ajuda a explicar por que os alunos atrasados têm pior desempenho.

A Prova ABC foi aplicada em todas as capitais do país a alunos das redes pública e privada. Cada estudante respondeu a 20 itens de leitura ou matemática e escreveu uma redação a partir de um tema único. A escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi utilizada para medir o aprendizado.

Autor: Revista Educação

http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/184/a-idade-certafatores-como-sociabilizacao-e-maturidade-neurologica-podem-explicar-264747-1.asp

Parceria institucional